top of page
  • logo
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social
banner para o site.png

O Encontro USP-Escola é um programa que acontece semestralmente, no período das férias de janeiro e julho.

O evento possui atividades gratuitas, cujo objetivo principal é promover a formação continuada de docentes da Educação Básica com cursos de atualização, palestras, debates e oficinas em atividades multiculturais

e interdisciplinares, em todas as áreas do conhecimento, 

compartilhando experiências de sala de aula e o desejo de transformar a escola pública.

Como surgiu o ENCONTRO USP-ESCOLA?

O Encontro surgiu no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), no início de 2007, voltado inicialmente apenas para professores de Física, com a denominação de Encontro IFUSP-Escola. A proposta inicial foi elaborada pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto, e tinha como objetivo reunir alunos de Licenciatura em Física, professores da rede pública estadual e municipal, e alguns professores do Instituto de Física, não apenas para um conjunto de cursos de atualização, mas também para debates sobre temas contemporâneos.

 

Em janeiro de 2011, com a adesão dos organizadores ao Programa Novos Talentos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), teve início um novo período do Encontro. O Encontro IFUSP-Escola transformou-se no Encontro USP-Escola, com a adesão de outros institutos e unidades da USP, ampliando significativamente o escopo do evento.

 

Atualmente, o programa é organizado pela Associação dos Professores de Escolas Públicas (APEP), com apoio da USP e Secretaria de Educação, no qual, os cursos são abertos a docentes de todo o país, de todas as especialidades e níveis acadêmicos, mas, com prioridade para docentes da rede pública.

 

No Encontro de janeiro de 2020 foram oferecidos 24 cursos gratuitos, em diversas áreas do conhecimento, com carga horária total de formação de 40h, divididos em cursos com 30 horas mais as palestras e oficinas que complementaram esta carga horária.

A importância do ENCONTRO USP-ESCOLA

O Encontro USP Escola é o único programa que oferece, de forma gratuita, cursos, palestras e oficinas de formação continuada para professores de todas as disciplinas do Ensino Básico. Para os professores da rede estadual, a certificação tem autorização da EFAPE (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), e possui validade para evolução funcional para os professores da SEDUC - SP.

 

O evento é orientado por uma perspectiva de estímulo à postura crítico-reflexiva e à construção do pensamento autônomo dos professores da educação básica, a partir da mobilização de sua experiência num quadro de produção de saberes. Aliado a isso, há também a troca de experiências e a partilha de saberes que, consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando. Além disso, o diálogo entre os professores é fundamental para consolidar saberes emergentes da prática profissional. Mas a criação de redes coletivas de trabalho constitui, também, um fator decisivo de socialização profissional e de afirmação de valores próprios da profissão docente.

 

Sendo assim, o programa apresenta em seus cursos, palestras e oficinas temáticas e abordagens diversificadas, procurando responder as demandas atuais da escola pública. O aprendizado é intensificado pela troca entre as vivências e práticas educacionais de docentes e as diferentes propostas desenvolvidas na USP. Além disso, o curso oferecido pelo Encontro USP-Escola busca os seguintes parâmetros:

  • Apoiar-se nas orientações do Conselho Nacional de Educação(CNE) para o trabalho de atualização dos professores matriculados;

  • Prover o apoio necessário ao trabalho do professor, mediante orientação e discussão de conteúdo e elementos didáticos;

  • As atividades desenvolvidas nos cursos procuram abordar os tópicos relativos aos documentos oficiais para a educação básica (Currículo do Estado de São Paulo e a Base Nacional Comum Curricular);

  • Disseminar as práticas desenvolvidas nos cursos para as escolas, principalmente as escolas públicas;

  • Desenvolver materiais didáticos, tanto práticos quanto teóricos, a serem utilizados nas escolas pelos professores-cursistas do Encontro;

  • Difundir a produção e divulgação de conhecimentos entre os docentes e seus pares.

Desde o início (2007) a julho de 2019, foram mais de 6.800 professores-cursistas atendidos pelo Programa. A fim de ilustrar estes dados, a figura a seguir ilustra a evolução do número de professores atendidos no Encontro, ao longo dos anos 2007-2019.

USP-Escola_posts diversos redes sociais.

Entre 2007 a janeiro de 2020 foram ministrados 348 cursos de todas as áreas do conhecimento, sendo que este último Encontro (2020) tivemos uma ampliação recorde. Oferecemos 24 cursos, divididos nas áreas de Física, Matemática, Química, Humanas, Ciências Biomédicas e Artes.

USP-Escola_posts diversos redes sociais.

Desta forma, identifica-se nos dados históricos do Encontro seu crescimento, consolidação e importância perante a comunidade docente, principalmente da rede pública, onde, a característica apontada pelos professores participantes como mais atraente, no período inicial, foi a metodologia interativa utilizada na maioria dos cursos, em que a experimentação, a construção de materiais e equipamentos, o diálogo, a pesquisa e o debate estavam presentes.

 

Se você é integrante da comunidade escolar (educador, coordenador, supervisor) venha participar do Encontro USP-Escola!

 

O Programa propicia a oportunidade única de melhoria de práticas educativas na sala de aula, fortalecendo o processo de aprendizagem dos estudantes através da formação continuada dos educadores e do fazer coletivo entre seus pares.

Curta e compartilhe nossas redes sociais! E ajude a transformar a educação pública brasileira!

  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
logo.png

Apoio

IFUSP

bottom of page